top of page

Revista Científica da Escola Superior de Negócios 

Revista Acadêmica Multidisciplinar da Faculdade da Cidade de João Pinheiro

ISSN - 2526-5075

Pesquisa Rápida

Volume IV, n. 4 (2016)

Artigo:
CARACTERÍSTICAS ADAPTATIVAS DO MEMBRO PELVINO DE Tapirus Terrestris (PERSSODACTYLA, TAPERIDAE)

Autores: 

Daniela Cristina Silva Borges

André Luiz Quagliatto Santos

Saulo Gonçalves Pereira

Wanderson Alves Pereira

Romário Alves Pereira

Resumo:

 

A   espécie Tapirus   terrestris,   ou   anta   brasileira,   é   um   mamífero   da ordem Perissodactyla, sobre o qual existem poucos estudos relacionados às suas características adaptativas. O estudo objetivou analisar as principais características  adaptativas da coxa, perna e pé de Tapirus terrestris. Foram utilizados cinco exemplares de T. terrestris (Linnaeus, 1978) fixados em formaldeído a 10%. Para a análise osteológica as peças foram radiografadas e os ossos macerados, identificados e analisados. Para a análise muscular, os músculos foram dissecados, segundo as técnicas usuais em anatomia macroscópica, identificados e analisados. A anta é um cursorial, devido ao seu calcâneo desenvolvido com três dígitos no membro posterior, o que facilita que o mesmo seja acelerado ou parado com maior facilidade. Os pés das antas têm sido adaptados para execução de movimentos em um ambiente mais fechado. Possui características especificas de locomoção e a massa dos membros reduzida. O aparelho locomotor da anta apresenta características morfológicas para locomoção cursorial adaptadas a ambientes florestais que podem ser caracteres adaptativos, devendo ser consideradas as variações ou respostas ao ambiente.


Palavras-chave: Adaptação. Anta. Locomoção.

Artigo:
 
ERITROBLASTOSE FETAL: Diagnostico e aspectos imunológicos

 

 

Autores: 

Mikaíla Luana Alves da Silva

José Onício Rosa da Silva

Hugo Christiano Soares Melo

Resumo:

A eritroblastose fetal também conhecida como doença hemolítica do recém-nascido, é causada pela incompatibilidade sanguínea entre o fator Rh+ e Rh-, podendo ser através do pai, transfusões sanguíneas, procedimentos invasivos que haja contato com o sangue. A doença ocorre quando o organismo materno gera anticorpos através do sistema imunológico contra o feto, acarretando hematopoiese, destruindo as células do mesmo, dependendo do grau de imunização materna. Gerando patologias, como, edema generalizado, paralisia cerebral, hepatoesplenomegalia, anemias graves, icterícias leves até doença mental, e morte durante a gestação ou após o parto. Este artigo teve o objetivo de estudar a doença hemolítica do recém- nascido com evidência nos possíveis diagnósticos e levantamento dos aspectos imunológicos. No entanto é uma situação que ocorre com o acompanhamento ineficiente das gestantes e/ou administração tardia da imunoglobulina. Neste sentido este trabalho é relevante para explicar  a importância do conhecimento preventivo, do acompanhamento durante a gestação e o tratamento após o nascimento, dando base para futuros estudos e esclarecimento da doença.

Palavras-chave: Eritroblastose Fetal. Aloimunização. Doença hemolítica do recém- nascido

Artigo:
 
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE E INSERÇÃO NOS NÚCLEOS À SAÚDE DA FAMÍLIA
Autores: 

Michelle Devanne Souza

Raphael Cezar Martins

Rildo José Totoro

Marina Luiza dos Reis

Wemerson Pereira dos Santos Fernando Leonardo Diniz Souza

Resumo:

A inserção do fisioterapeuta na saúde pública é um processo constante, sendo capaz de atuar nas diversas abordagens executadas tanto pela Atenção Básica à Saúde (ABS) quanto pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O objetivo do presente estudo foi investigar na literatura a atuação e os desafios do fisioterapeuta na ABS e no NASF e  entender o processo de inclusão da fisioterapia. A metodologia usada foi uma revisão sistemática da literatura entre os anos de 2005 a 2015 e usando as bases de dados SCIELO, LILACS, BVS. Conclui-se com esse trabalho que a fisioterapia encontra diversos obstáculos para executar suas atividades no âmbito da atenção primária multidisciplinar, destacando a falta de recursos físicos e humanos, a falta de entrosamento com a Estratégia Saúde da  Família (ESF) e o próprio desconhecimento dos objetivos do NASF.

Palavras-chave: NASF. ABS. Fisioterapia.

Artigo:
 
O SIGNIFICADO ESTATÍSTICO DO ÍNDICE CORPÓREA (IMC):   É UMA PROPOSTA REFLEXIVA PARA OS
PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autora: 

Eliana da C. M. Vinha

Resumo:

 

Este trabalho tem por objetivo descrever o significado estatístico das variáveis, peso e altura, para o cálculo de IMC – Índice de Massa Corpórea de alunos de uma academia em João Pinheiro – MG, a fim de promover atitudes reflexivas sobre a importância da atividade física para jovens e adultos. A amostra foi composta por 20 alunos sendo 10 homens e 10 mulheres. Foram selecionadas 10 fichas de cada gênero. Os itens inclusivos para participar da pesquisa foi o aluno ser praticante de alguma modalidade esportiva na Academia X, ter a idade entre 20 a 30 anos e ter na ficha a altura e o peso corporal. A análise dos dados  coletados foi tabulada por meio do Excel® e do aplicativo Bioestat versão 5.3. Após a análise estatística descritiva e quantitativa dos alunos da Academia X em relação ao índice de IMC, verificou-se que a variável altura é dependente da variável peso para calcular o IMC. O grupo masculino mostrou-se mais propenso para desenvolver alguma doença relacionada ao sobrepeso ou obesidade.

 

Palavras-chave:  IMC. Saúde. Obesidade

Artigo:
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: UMA ANÁLISE DE COMO É CONSTRUÍDA NA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE JOÃO PINHEIRO
Autores: 

Bráulio Emilio Maciel Faria

Renata Suzelli Souza Gonçalves

Resumo:

Apresenta como foco principal deste trabalho uma análise de como a imagem da Administração de Recursos Humanos é construída na Associação Educacional de João Pinheiro. Tem como objetivo fornecer informações detalhadas demonstrando qual é o papel que o Departamento de Recursos Humanos executa na empresa e assim reduzir a representação de medo dos colaboradores para incentivar o trabalho em equipe e melhorar a administração do setor. O presente trabalho constitui-se da representação dos colaboradores  da organização pesquisada, que possuem vínculo de trabalho desde 2002 até os dias atuais. Os funcionários são em sua maioria do sexo feminino e possuem faixa etária de no mínimo 18 anos que se estendem acima dos 37. A análise da pesquisa qualitativa e participante revela um conhecimento elevado de Recursos Humanos que os colaboradores possuem, assim como, demonstra um alto nível de representação de confiança e também medo. O estudo ainda faz uma análise das causas dos problemas descobertos e apresenta uma série de sugestões que podem trazer diversas melhorias a instituição. O desfecho final deste estudo demonstra que a imagem da Administração de Recursos Humanos pode ser construída tendo ambas as representações e que elas moldam um comportamento diferente em cada um dos colaboradores. Enfim, a pesquisa revela o desejo do pesquisador traduzido em palavras, de demonstrar todo seu conhecimento adquirido ao longo de oito anos de trabalho.

 

Palavras-chave: Recursos Humanos. Administração. Representação. Confiança. Medo

Artigo:
GESTÃO DE MATERIAIS NA EMPRESA REFLORESTAR SERVIÇOS FLORESTAIS LTDA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ARMAZENAGEM
Autores:

Ronan Augusto de Matos

Unilson Gomes Soares

Resumo:

 

As empresas reconhecem o almoxarifado como uma área não muito significante para a organização, a ponto de não obsorver a ideia que os lucros têm sua parte inicial neste determinado ponto. A gestão de estoques é de grande importância dentro da empresa seja ela publica ou privada. Esta pesquisa concentra na gestão de estoques do almoxarifado da  empresa Reflorestar Serviços Florestais avalia as técnicas usadas para gerir os estoques utilizados dentro da organização e no que se diz sobre a armazenagem destes produtos, ate o ponto de ser realizada uma nova compra, e propõem mudanças de cultura dos colaborados, apresentando fundamentos teóricos em gestão de estoque nos almoxarifados que se compromete a colaborar com uma boa administração do almoxarifado da Reflorestar ara que se possa ter eficiência em serviços oferecidos, que enfatiza o quanto e importante sua empresa ter conhecimento para que possa de uma forma mais solida e lucrativa gerenciar melhor os seus produtos para que consecutivamente tenha excelência em serviços prestados

 

Palavras-chave: Custos. Formação de preço. Markup.

Artigo:
POLÍTICA DE COBRANÇA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS IMPACTOS CAUSADOS PELOS TÍTULOS NÃO RECEBIDOS NA EMPRESA GE
MAGAZINE LTDA
Autores:

Marcos Vinícius Cordeiro de Abreu

Unilson Gomes Soares

Resumo:

 

Essa pesquisa aborda as questões que envolvem um estudo de caso sobre a política de cobrança na empresa GE MAGAZINE LTDA no período de setembro de 2012 a setembro de 2014. A empresa que atua no varejo oferece eletrônicos, eletros portáteis e cama mesa e banho e um mix de produtos diversificados. A organização faz parte de uma rede de 12 lojas. A liberação de crédito próprio da organização é ferramenta competitiva de peso, porém apresenta um grau de risco, uma vez que há índices de não recebimento. A política de cobrança é estruturada na necessidade de utilizar de métodos que diminuam os possíveis impactos causados pelos títulos de contas a receber que a organização não resgata no prazo combinado. O objetivo geral dessa pesquisa é investigar os impactos causados pelos títulos não resgatados na empresa e os resultados que surgem a partir desse processo de cobrança. Esse estudo de caso foi uma pesquisa qualitativa que utilizou métodos quantitativos. Aplicou- se um questionário ao gestor e percebeu-se que a empresa possuí um plano de cobrança baseado em uma financeira e que utiliza de ferramentas para diminuir os impactos e reter os clientes após essa negociação.

 

Palavras-chave: Política. Cobrança. Impactos

Artigo:
O BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA E O REQUISITO DE RENDA PER CAPTA PARA SUA CONCESSÃO
Autores:

Érica Vieira Lopes Rosa
Julio Cesar Tolentino Barbosa

Resumo:

 

No presente trabalho procuramos compreender o conceito do Benefício de Prestação Continuada, o requisito de miserabilidade utilizado para sua concessão, bem como o novo parâmetro estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal ante as atuais políticas dos programas de divisão de renda em vigor, tendo em vista maior elasticidade do requisito renda per capta. Também como dados de estimativa, foram demonstrados os benefícios concedidos a idosos e deficientes no ano de 2014 na cidade de João Pinheiro. Ainda foi analisado um caso concreto em que o solicitante teve seu benefício cessado por entender o INSS que a renda per capta da família não atendia o valor de ¼ do salário mínimo.

 

Palavras-chave: Miserabilidade. Cidadão. Renda

 

Artigo:
HOMENS DE NEGÓCIOS: A TRAJETÓRIA DE JOVENS PORTUGUESES DE PASSAGEM PELA CAPITANIA DE MINAS GERAIS,
PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XVIII
Autores:

Alexandra Maria Pereira

Resumo:

 

Esta comunicação analisa trajetórias de jovens portugueses que vieram para o Brasil entre as primeiras décadas do século XVIII. Esses portugueses tornaram-se agentes mercantis envolvidos com o vigoroso mercado de abastecimento interno, o qual foi desenvolvido com a exploração de ouro e diamantes na capitania de Minas Gerais. Mediante os lucros obtidos com alguns anos de atuação no aludido comércio e a inserção em redes mercantis transatlânticas, esses indivíduos ascenderam economicamente e se tornaram homens de negócios. Constatamos que o sucesso de suas carreiras mercantis na região os projetou para o mais alto patamar que um homem de negócios do Império luso poderia alcançar, com o regresso para a metrópole e a atuação na praça mercantil de Lisboa.

 

Palavras-chave: Império português. Minas Gerais. Redes mercantis. Homens de negócios. Comércio.

 

Artigo:
INQUISIÇÃO, TORTURA E CONDENAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE PRÁTICA PUNITIVA NO BRASIL COLÔNIA
Autora:

Andréia Mello Lacé

Resumo:

 

Esse artigo objetiva, a partir da bibliografia existente, identificar os mecanismos de condenação e tortura utilizados pelo Tribunal do Santo Ofício para calar os considerados hereges no Brasil colonial. Para isso, reconstruiu-se o contexto histórico da ação dos inquisidores em Portugal e no Brasil Colônia. O artigo evidencia que, apesar das especificidades da administração e dos costumes coloniais, o Tribunal do Santo Ofício, impulsionado pelos ideais da Contrarreforma, aplicou diferentes mecanismos de tortura para calar todos aqueles se contrapunham à hegemonia do pensamento católico

 

Palavras-chave: Inquisição, tortura, condenação, Brasil Colônia

 

Artigo:
MUSEU DE VOZES: ENTRE LEMBRANÇAS E NARRATIVAS, AS POSSIBILIDADES DE CONHECIMENTO
DA HISTÓRIA LOCAL E REGIONAL
Autores:

Giselda Shirley da Silva

Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida

Rosângela Soares Braga Indelécio

Resumo:

 

Este trabalho resultou de reflexões realizadas sobre história e memória e sua contribuição para o fortalecimento de pertencimento a um lugar e uma história. O objeto de estudo é a discussão referente à memória, história e o acervo do “Museu de Vozes” de João Pinheiro, Minas Gerais. O Museu é composto por uma coletânea de entrevistas com pessoas que ajudaram a construir a história do local e regional. A pluralidade de entrevistas que o compõem nos incita a pensar sobre a sua constituição, contribuição social e pesquisa, bem como, a forma como tem sido usado como espaço educativo, contribuindo para a preservação da cultura, construção identitária. A tentativa foi investigar o que esta sendo contado sobre a história e cultura local pelos diferentes narradores que fazem parte do Museu de vozes e os sentidos atribuídos às experiências vividas, buscando compreender de que forma este acervo tem sido usado com instrumento educativo e espaço de preservação da memória local e regional. Buscamos embasar o estudo com autores que partilham do solo da História cultural. O empírico foi composto por entrevistas gravadas em áudio e vídeo com quatro pessoas ligadas a organização/gravação do acervo de entrevistas e quatro entrevistados do Museu de Vozes, buscando perceber suas representações sobre o Museu e a relevância do mesmo na visão das pessoas nele inseridas. Optamos pela utilização da História Oral Temática como instrumento metodológico, por entendê-la como uma possibilidade rica de pesquisa e para a captação de sentidos atribuídos a temática em estudo. Foram utilizados também como fonte  de pesquisa, documentos, fotografias e as entrevistas contidas no acervo do Museu de Vozes.

 

Palavras-chave: História. Memória. Museu de Vozes

 

Artigo:
REPRESENTAÇÕES DOS DEVOTOS DA FESTA DE NOSSA SENHORA DO PARTO NA VILA DO MORRO EM SÃO FRANCISCO (MG)
Autores:

João Gualberto Vieira Dias

Maria Célia da Silva Gonçalves

Margareth Vetis Zaganelli

Resumo:

 

O artigo tem por fito analisar o processo de construção/ reconstrução da festa de nossa Senhora do Parto na Vila do Morro, distrito de São Francisco, no Estado de Minas Gerais (MG), no sentido de desvelar como esta manifestação festivo/religiosa vem sendo ressignificada ao longo do tempo, e repassada às gerações futuras. Utilizamos a metodologia qualitativa e a memória como ponto fundamental de análise por acreditarmos que a memória e as narrativas orais são veículos importantes de repasse de saberes e fazeres, entre eles, a festa e o festar a Nossa Senhora do Parto na Vila do Morro, sendo esta tradição repassada aos mais jovens através da oralidade

Palavras-chave: Representações. Festa de Nossa Senhora do Parto. Religiosidade.

 

Artigo:
EMBASAMENTOS CONCEITUAIS SOBRE A CULTURA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
Autores:
Vandeir José da Silva
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida

Resumo:

 

O objetivo deste trabalho é possibilitar a realização de reflexões e compreensão do conceito de cultura. Esperamos que a partir do mesmo, o leitor consiga entrelaçar teoria antropológica/educação e a perceba como resultado da produção cultural. Ao finalizar a leitura deste artigo, espero que você tenha condições de identificar o conceito de “cultura” e refletir a partir dessa, as teorias da antropologia. Pensamos ser necessário entender primeiramente o que é cultura, uma palavra comum em nosso cotidiano, mas que, trás consigo uma grande teoria reflexiva. Neste sentido, delinearemos reflexões envolvendo relações entre cultura, educação, festas tradicionais, memória, história e identidade.

Palavras-chave: Antropologia. Cultura. Memória. Tradição.

 

Artigo:
DESENHOS ANIMADOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO
ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL MORANGUINHO: UM ESTUDO DE CASO
Autores:
Cornélia Aparecida Costa
Maria da Conceição Ferreira
Maria de Lourdes de Aguiar Ferreira

Resumo:

 

O presente estudo de caso apresenta os desenhos animados como recurso pedagógico no processo ensino–aprendizagem dos alunos do Centro Educacional Moranguinho-CEM. A pesquisa foi realizada na referida instituição de ensino localizada na cidade de João Pinheiro-MG no ano de 2014/2015. O estudo teve como objetivo analisar quais as contribuições do desenho animado na Educação Infantil; descrever a importância desse recurso para uma educação inovadora; apontar quais as contribuições dos desenhos animados percebidas pelos professores. Este artigo é de cunho quali/quantitativo, pois fez-se revisão de literatura sobre o tema proposto. Foi realizada uma entrevista oral com a gestora da escola e aplicado questionário semiestruturado à seis educadoras da escola CEM. Posteriormente, fez-se análise dos dados coletados. Para que a pesquisa pudesse responder a todas as dúvidas, além dos dados coletados na escola juntamente com a diretora e com as professoras, foi feita pesquisa bibliográfica, cujos autores Candau, Freire, Gardner, Hengemühle, Lakatos, Lleixà, Lima, Oliveira entre outros contribuíram para o desenvolvimento da fundamentação teórica.

Palavras-chave: Desenhos animados. Recursos pedagógicos. Interdisciplinar. Interação social. Estimulo intelectual.

 

Artigo:
AS LEIS AMBIENTAIS COMO FATOR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR
Autores:
Erasmo Oliveira Mota
Saulo Gonçalves Pereira
Luciene Maria de Souza

Resumo:

 

O presente trabalho retrata a importância da educação ambiental como tema a ser trabalhado nas escolas, citando importantes leis ambientais como: a Lei de Crimes Ambientais, e o Novo Código Florestal, desta forma fazendo uma breve analisem sobre as mesmas, não de forma a citar suas sanções e punições, mas sim usá-las como instrumento de ajuda para compreender melhor a importância, da preservação e conscientização, quanto ao meio ambiente. Mostrando que as leis podem desempenhar também um papel educativo. Tais leis podem auxiliar nos temas transversais ligados ao meio ambiente e Educação Ambiental, quando tratados dentro de sala de aula, como propõe os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O trabalho foi de cunho qualitativo com revisão bibliográfica de obras, artigos em bases da internet e bibliográficas.

Palavras-chave: Código Florestal. Conscientização. Proteção Ambiental. Crimes Ambientais. Educação Ambiental.

 

Artigo:
A MATEMÁTICA FINANCEIRA COMO DISCIPLINA NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Ítalo Abel Santana
Fábio Martins de Oliveira

Resumo:

 

A matemática financeira tem grande importância no ensino médio e pode ser estabelecida como disciplina. Objetivou-se fazer um estudo de maneira qualitativa perante a importância da matemática financeira ao longo do seu conceito histórico; obter informações sobre o estudo das propostas educacionais no ensino médio que envolva a matemática financeira, suas metodologias e instrumentos de trabalho; fazer um estudo crítico das consequências aos alunos da falta de entendimento da matemática financeira pós ensino médio. Percebe-se que as pessoas têm pouco conhecimento perante a matemática financeira, trazendo consequências futuras ao indivíduo, e que só podem ser solucionados esses problemas trabalhando mais aprofundado no ensino médio, discutindo e pesquisando as possíveis melhorias que poderiam ser introduzidas na educação. A pesquisa fundamentou-se na busca de artigos científicos, sites, teses e dissertações entre os anos de 1995 e 2015. Portanto, a concretização da importância da matemática financeira no ensino médio é algo  que deve ser mais bem catalogado, a fim de determinar sua existência como possível disciplina no ensino médio.

Palavras-chave: Matemática financeira. Disciplina. Ensino médio. Instituições financeiras. Educação.

 

Artigo:
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO – NOVOS MODELOS
Autor:
Osnir Martins Rodrigues

Resumo:

 

O presente artigo visa mostrar a importância da inovação tecnológica no ambiente escolar e na interação do professor com o aluno, posicionando o aluno como protagonista no processo de aprendizagem. Não existe possibilidade de uma verdadeira transformação e melhorias na educação em todos os níveis se não estiver intrínseco neste processo, grandes investimentos na inovação com novas ferramentas, aplicativos, software entre outros. Esta pesquisa propõe um estudo sobre novas metodologias de ensino com foco na inovação e seus resultados na aprendizagem de nossos alunos, saindo um pouco da tradicional sala de aula, oportunizando uma aprendizagem de qualidade independente do local onde esteja o aluno através de computadores, celulares, smartfone entre outros . Ao final desta pesquisa, percebeu- se que o uso de novas tecnologias e metodologias no processo de ensino-aprendizagem tem agregado um extraordinário valor na melhoria da qualidade da educação em todas as fases do ensino.

Palavras-chave: Educação. Inovação tecnológica. Novas metodologias de ensino. Sala de Aula Invertida.

 

Artigo:
A DESVALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES NO BRASIL
Autores:
Sabrina Aparecida de Oliveira
Eremita Marques Nogueira Barbosa
Márcia Helena Rodrigues de Matos

Resumo:

 

Este artigo é sobre a desvalorização dos professores no Brasil, onde a desvalorização do trabalho do professor é um fato muito frequente na sociedade brasileira, muitas vezes seus compromissos atendem também, competências básicas que deveriam ser trabalhadas pela família e pela sociedade de modo geral. O presente trabalho objetivou relatar a importância dos profissionais da educação na formação da sociedade, verificando os principais fatores que contribuíram para a atual desvalorização dos mesmos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada através de pesquisas em livros e artigos referentes ao tema. Acredita-se que a valorização dos professores é um fator decisivo para uma educação de qualidade. Contudo, esta deve partir primeiramente dos próprios professores, mostrando que a educação é fator primordial na vida de todo e qualquer cidadão e que é preciso valorizar o educador.

Palavras-chave: Valorização. Desvalorização. Educadores

 

Artigo:
LIDERANÇA ESCOLAR: O PAPEL DO LÍDER / DIRETOR ESCOLAR
Autor:
Vasti Mendes da Silva Rocha

Resumo:

 

O objetivo do artigo é analisar a necessidade do diretor educacional conhecer e influenciar sua equipe a produzir bons resultados. Desta maneira o diretor escolar por sua vez necessita considera que a participação da equipe é fundamental e que todos devem estar atentos aos sucessos da escola e aos problemas que possam vir a surgir. A metodologia utilizada foi leituras de autores que tratam do assunto embasadas nos autores Luck (2008), Papa Filho (2009), Maxwell (2007), Libâneo (2004) entre outros. O artigo e parte da dissertação do mestrado que analisou os dados em uma escola particular na cidade de João Pinheiro/MG.

Palavras-chave: Diretor escolar. Liderança. Gestão. Educação.

Artigo:
A SELEÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO EM PERÍODOS ANTERIORES AO PLANO NACIONAL DO
LIVRO DIDÁTICO: estudo de caso Uberlâdia (MG)
Autora:
Jeane Medeiros Silva

Resumo:

Em pesquisa realidade no ano de 2004, em período anterior ao Plano Nacional do Livro Didático atender também ao Ensino Médio, na cidade de Uberlândia (MG), verificou-se que títulos de custo econômico eram critério para a seleção de livros didáticos para o Ensino Médio público. O custo se sobrepunha a qualquer projeto pedagógico, balizando a escolha do professor e das escolas estaduais. O conjunto de escolas estaduais analisado, quanto ao perfil sócio-econômico institucional (aferido, ressalva-se, apenas em observações diretas em campo e não por meio de dados), não é muito divergente entre si. Portanto, a obrigatoriedade ou não do livro de Geografia em classe, adquirido às expensas do alunado, não dependia da interpretação político-pedagógica da escola, ou seja, do entendimento que a direção escolar tem de sua clientela e do pensamento pedagógico docente e institucional.

Palavras-chave: PNLD. Seleção e escolha de livro didático. Livro didático de Geografia.

Artigo:
PREVENÇÃO AO USO DE CRACK: O PAPEL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS, CONTEÚDO DE BASE COMUM E LIVRO DIDÁTICO
Autores:
Geralda dos Reis Bessa Soares
Maria de Lourdes de Aguiar Ferreira

Resumo:

O presente artigo versa sobre o papel do professor de Ciências e a escola na prevenção do uso das drogas, especificamente o crack, que hoje torna-se frequente entre crianças e adolescentes e muitas vezes esses não são orientados nas escolas sob o mal para sua saúde. O Objetivo deste estudo foi comprovar que quando se trata de drogas, os livros didáticos, os PCNs e o CBC de Ciências abordam o tema com superficialidade. Para comprovação dos foram analisadas qualitativamente, pois a pesquisa qualitativa é o conhecimento por meio da revisão de literatura e análise de dados sem quantificação. Analisou-se como é abordado o tema “droga” em quatro coleções de livros didáticos, cujos nomes foram preservados por questão ética, enviados para as Escolas Estaduais de Ensino Fundamental II e Ensino Médio de João Pinheiro-MG pelo Ministério da Educação e Cultura do Brasil para escolha e adoção entre os anos de 2013 a 2016. Obteve-se como resultado o que se propôs nos objetivos, com exceção do CBC que trazem em si propostas mais fundamentadas para o ensino da prevenção ao uso das drogas.

 

Palavras-chave: Drogas (Crack). Prevenção. Livro Didático. Professor de Ciências. Ensino

Artigo:
“COISAS DO BRASIL” de Leopoldina
Autores:
Caroline da Costa Morais

Caderno de Resenha

Faculdade da Cidade de João Pinheiro

Av. Zico Dornelas, n° 380

Santa Cruz II - CEP 38770-000 - João Pinheiro, Minas Gerais.

Tel.: (38)3561-3900
E-mail: altusciencia.fcjp@gmail.com

 

bottom of page