top of page

Revista Científica da Escola Superior de Negócios 

Revista Acadêmica Multidisciplinar da Faculdade da Cidade de João Pinheiro

ISSN - 2318-4817

Pesquisa Rápida

Volume V, n. 5 (2017)

Artigo:
RELAÇÃO DO HPV COM O TECIDO EPITELIAL GENITAL FEMININO, NO DESENVOLVIMENTO DA NEOPLASIA INTRAEPITELIAL CERVICAL DE BAIXO OU ALTO GRAU

Autores: 

Mirian Cristina da Fonseca
Fernando Fachinelli Rodrigues

 

Resumo:

Este estudo analisa a relação do Papilomavírus humano (HPV) com o tecido epitelial genital feminino no desenvolvimento da neoplasia intraepitelial cervical (NIC) de baixo ou alto grau. O trabalho redigido teve como intuito esclarecer o mecanismo fisiopatológico no desenvolvimento das neoplasias, e tem como objetivo evidenciar a influência do HPV na formação das NICs, evidenciando as características do vírus, ciclo viral com atuação de proteínas supressoras de tumores e as principais alterações morfológicas em células epiteliais modificadas geneticamente pelo vírus. Trata-se de uma revisão bibliográfica
onde foram utilizados artigos científicos, monografias e livros. Conclui-se que o HPV de baixo risco oncogênico está diretamente ligado ao desenvolvimento de neoplasias intraepiteliais cervicais de baixo grau, já o HPV de alto risco oncogênico está relacionado ao desenvolvimento de neoplasias intraepiteliais cervicais de alto grau, podendo progredir gerando câncer invasor.


Palavras-chave: Papilomavírus humano. Neoplasia intraepitelial cervical. Citologia Oncótica.        

 

Artigo:
DETECÇÃO DE ENTEROPARASITOS EM HORTALIÇAS DISTRIBUÍDAS EM ESCOLAS E CRECHES MUNICIPAIS DE PATOS DE MINAS/MG – BRASIL​​

Autores: 

Juliano Juscelino Silva
Sandra Regina Afonso Cardoso

Resumo:

É de fundamental importância o conhecimento das condições higiênico-sanitárias dos alimentos distribuídos às crianças, considerando que é nesta fase que surgem os principais agravos relacionados às condições higiênico-sanitárias. Neste estudo foi realizada análise parasitológica visando a identificação de formas de parasitos causadores de infecções intestinais (enteroparasitoses). Foram analisadas, através da metodologia de Oliveira e Germano (1992), 40 amostras de cada tipo de hortaliça, sendo: alface (Lactuca sativa) variedades lisa e crespa, repolho verde (Brassica capitata), couve (Brassica oleracea) e acelga (Beta vulgaris), produzidas na zona rural do município por pequenos produtores da agricultura familiar. A maior frequência de contaminação ocorreu nas amostras de acelga (48,3%) e alface (22,5%), a couve apresentou valor aproximado de (13,3%) e o repolho apresentou o menor nível de contaminação (9,1%), para larvas e ovos. Foi verificada presença de parasitos em (23,3%) das amostras, sendo os mais frequentes: larvas de nematelmintos (8,1%), ovos de ancilostomídeos (3,7%). Ainda foram evidenciadas as presenças de ovos de Trichuris trichiura (2,1%), ovos de Ascaris lumbricoides (1,9%), além de cistos de Entameba coli. (2,7%) e ovos de Enterobius vermicularis (1,1%). Os resultados obtidos poderão nortear ações de Vigilância em Saúde, fundamentando a organização de ações educativas voltadas para a promoção da saúde nas escolas e creches do município de Patos de Minas, assim como a conscientização das pessoas que manipulam estes alimentos.


Palavras-chave: Hortaliças. Contaminação. Enteroparasitoses. Crianças. Parasitos.        

 

Artigo:
MANOBRAS DE HIGIENE BRÔNQUICA EM RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMOS: Benefícios e Riscos

Autores: 

Wemerson Pereira dos Santos*
Carla Cristina Ferreira de Andrade**
Fernando Leonardo Diniz Souza***
Michelle Dayanne Souza****

Resumo:

O nascimento antes do tempo é um grande desafio para os cuidados dos recémnascidos, principalmente por ocupar um dos principais riscos, a morte infantil até mesmo nos países desenvolvidos. Isso se dá por causa da imaturidade do sistema respiratório, os recém-nascidos (RN) pré-termos apresentam altos riscos de desenvolver doenças respiratórias com necessidade de ventilação mecânica, assim, se torna imprescindível a atuação do fisioterapeuta nas Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. A fisioterapia respiratória tem um papel fundamental para os recém-nascidos prematuros, diminui doenças respiratória se o sofrimento das crianças que são as causas mais comuns. Tem também como objetivo  diminuição do gasto hospitalar segundo o Ministério da Saúde. A partir do sucesso nas prevenções e reabilitações das complicações respiratórias, o fisioterapeuta tornou-se membro em destaque na equipe multiprofissional. A análise do trabalho mostra que a fisioterapia tem ótimos efeitos na remoção de secreção; e excelentes efeitos sobre a oxigenação, já que os estudos são escassos e apresentam amostras pequenas e poucos efeitos deletérios os quais podem ser evitados com as boas condutas dos fisioterapeutas. Este estudo tem como objetivo mostrar os efeitos benéficos da fisioterapia respiratória em recém-nascidos prétermos após as manobras de higiene brônquica e mostrar os efeitos deletérios que podem ser evitados. Neste contexto, propôs-se a realizar uma revisão da literatura com o levantamento realizado com as seguintes palavras-chave: Fisioterapia Respiratória, Pré-termos, Benefícios e Efeitos deletérios. No período de setembro de 2015 a novembro de 2016.


Palavras-chave: Hortaliças. Contaminação. Enteroparasitoses. Crianças. Parasitos.        

 

Artigo:
O PEDREIRO, OS DORT’s E A MEDICINA DO TRABALHO: revisão de literatura

Autores: 

Rubens Theodoro Lima Soares de Araújo e Meira*

Resumo:

As relações entre trabalho e saúde no Brasil apresentam um desenho sem forma definida, pois existem variadas situações de trabalho caracterizadas por diferentes meios, seja manual, mecânico ou tecnológico, além de coexistir, diversos modos de gestão e organização referentes a contrato de trabalho e a informalidade, que se reflete, diretamente sobre o modo de viver, adoecer e, consequentemente, o modo de morrer dos trabalhadores. Este estudo teve como objetivo analisar a função do pedreiro e investigar as principais doenças oesteomusculares relacionadas ao trabalho sob o olhar da medicina do trabalho. A metodologia utilizada foi por meio de revisão bibliográfica, utilizando os métodos qualitativos e exploratórios, não experimental. Apesar de ser difícil precisar as estratégias de promoção à saúde do pedreiro, conclui-se que medidas preventivas se fazem necessário para garantir a integridade física, emocional e social deste trabalhador. Neste sentido o médico do trabalho possui formação profissional por estar habilitado em propor alternativas de modificações nos ambientes e na organização do trabalho além de prestar assistência adequada aos trabalhadores contribuindo assim para garantir a saúde e segurança do trabalhador. Em síntese, é impossível limitar-se a uma consideração final, uma vez que a cada releitura surgirão novas reflexões sobre o assunto abordado. É necessária a realização de novos estudos sobre o assunto abordado, a fim de enriquecer a literatura científica sobre a prevenção das doenças ocupacionais em pedreiros.


Palavras-chave: Pedreiro. DORT. Medicina do trabalho. Construção civil.       

 

Artigo:
ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO LABORATÓRIO CLÍNICO: um estudo de caso em Joao Pinheiro-MG

Autores: 

Helenita Gonçalves Souto*
Unilson Gomes Soares**

Resumo:

Marketing é uma palavra originada do inglês “market”, que significa mercado. As estratégias de marketing vêm sendo uma das formas mais eficaz e eficiente  ue as organizações modernas, utilizam para a construção de um relacionamento duradouro com os clientes. O planejamento de marketing possibilita  antagem competitiva trazendo grandes resultados para a organização. Assim o objeto desse estudo é um laboratório de análises clínicas, onde a pesquisa foi fundamentada nas estratégias de marketing utilizada pela organização, tendo como base o ano de 2016. O método utilizado foi de pesquisa qualitativa utilizando de instrumentos quantitativos que permite identificar, por meio da análise, os dados obtidos. Em relação ao delineamento da pesquisa, ela foi classificada como estudo de caso. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionário aos clientes e a gestora da organização pesquisada,  permitindo assim, uma análise interpretativa por parte da pesquisadora. Em virtude das análises realizadas, observa-se a notória posição de referência assumida pela empresa no que se refere às estratégias de marketing utilizadas. A pesquisa constatou que a satisfação dos clientes está relacionada com a confiança depositada na empresa em razão da qualidade e garantia dos serviços oferecidos.


Palavras-chave: Marketing. Laboratório clinico. Saúde. Fidelização. 

 

Faculdade da Cidade de João Pinheiro

Av. Zico Dornelas, n° 380

Santa Cruz II - CEP 38770-000 - João Pinheiro, Minas Gerais.

Tel.: (38)3561-3900
E-mail: altusciencia.fcjp@gmail.com

 

bottom of page